Clínica Palandri - Header Isolado
Rua do Retiro, 1688, Jardim Paris, Jundiaí, São Paulo | (11) 4521-8151

A CONSULTA PEDIÁTRICA PRÉ NATAL

Você sabia que durante o pré-natal também existe uma consulta pediátrica? 

Apesar da sua sabida importância, ela ainda é desconhecida e pouca procurada pela maioria das famílias. 

Ela deve acontecer no 3o. trimestre da gestação, tanto para as gestações de baixo quanto de alto risco e é uma ponte importante entre a assistência obstétrica, a pediatria e os pais. Sem dúvida é um dos pilares para reduzir a morbimortalidade no período neonatal. 

Representando uma oportunidade mais do que especial de escolher e conhecer o pediatra do bebê antes do seu nascimento, é nesse momento que começam a ser criados os primeiros laços de confiança entre este profissional e a família. 

É a hora de antecipar os eventuais riscos relacionados à gestação e ao parto e de falar sobre os desejos e as expectativas para o tão esperado dia do nascimento. 

Essa é a melhor maneira de planejar como será a assistência a este recém-nascido pelo pediatra em sala de parto, tornando este momento ainda mais seguro e único.  

É uma chance valiosa de conversar sobre os medos e as dúvidas que envolvem a chegada deste bebê e de como devem ser os cuidados nos primeiros dias de vida. 

Texto redigido pela Dra Natália Tavares de Freitas, Neonatologista.

Quer saber mais?

Câncer Infantil: cuidados, sinais de alerta e tratamentos 

O câncer infantil é a segunda causa de morte em crianças e adolescentes no país, e segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que nos próximos três anos (2023 a 2025), cerca de quase oito mil novos casos serão diagnosticados.

Adaptação Escolar: um processo constante, além do retorno às aulas

Com o retorno das aulas, é crucial abordarmos um tema de extrema importância: a adaptação escolar. Este processo não se limita apenas à primeira vez que uma criança frequenta a escola, mas ocorre sempre que ela enfrenta novidades, como mudanças no ensino, novos professores, colegas, ambientes e até mesmo atividades.

Saúde mental e emocional: cuidados que começam na infância

A importância da saúde mental é um tema cada vez mais discutido, seja no contexto familiar, escolar ou no trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental” é definida como o bem-estar em níveis ótimos, incluindo a capacidade de interpretar o meio em que estamos inseridos e manter um bom funcionamento psicossocial.