Clínica Palandri - Header Isolado
Rua do Retiro, 1688, Jardim Paris, Jundiaí, São Paulo | (11) 4521-8151
A importância de uma boa conversa!

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA CONVERSA

Uma consulta médica é feita de algumas etapas e a primeira – e mais importante delas! – é a Anamnese.

Anamnese é a história clínica do paciente, em que se pergunta qual a queixa principal e duração,detalhes sobrea mesma, sintomas associados.

Além disso, é perguntado sobre outras situações clínicas não associadas àqueixa principal–antecedentes pessoais, familiares, hábitos etc.

Em Pediatria, é uma rotina perguntarmos também sobre antecedentes de pré-natal, parto e período neonatal, bem como sobre alimentação, histórico vacinal e aspectos do desenvolvimento.

Todos os dados obtidos no registro da História Clínica irão direcionar oexame físico, que é parte obrigatória da avaliação pediátrica de rotina.

Caso algum exame complementar seja necessário, a solicitação do mesmo só é feita após Anamnese completa e exame físico da criança – portanto, como o próprio nome diz, ele é “complementar” à avaliação inicial.

Pode-se dizer que a Anamnese é aprincipal ferramentapara permitir diagnósticos mais precisos e é um momento importante na construção do vínculo com a criança e sua família.

Vale ressaltar que, diferentemente de adultos, na Consulta Pediátrica de rotina temos pelo menos 5 diagnósticos para avaliar: crescimento, nutricional, alimentar, vacinal e desenvolvimento.

Quando houver alguma doença em questão, entra como um diagnóstico adicional.

Apesar de, na maioria das consultas de rotina, a Anamnese ter um teor mais leve, como um bate-papo, é neste momento que o Pediatra deve estar mais atento e saber o que perguntar, pois é com estes dados que as demais etapas da consulta acontecem.

Além disso, é fundamental a construção do vínculo médico-paciente–no caso dapediatria, médico-paciente-família – e, para isso acontecer, só mesmo através de uma boa conversa.

Texto redigido pela Dra Giovanna Gavros Palandri, Pediatra Geral e Infectologista Pediátrica

Quer saber mais?

Câncer Infantil: cuidados, sinais de alerta e tratamentos 

O câncer infantil é a segunda causa de morte em crianças e adolescentes no país, e segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que nos próximos três anos (2023 a 2025), cerca de quase oito mil novos casos serão diagnosticados.

Adaptação Escolar: um processo constante, além do retorno às aulas

Com o retorno das aulas, é crucial abordarmos um tema de extrema importância: a adaptação escolar. Este processo não se limita apenas à primeira vez que uma criança frequenta a escola, mas ocorre sempre que ela enfrenta novidades, como mudanças no ensino, novos professores, colegas, ambientes e até mesmo atividades.

Saúde mental e emocional: cuidados que começam na infância

A importância da saúde mental é um tema cada vez mais discutido, seja no contexto familiar, escolar ou no trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental” é definida como o bem-estar em níveis ótimos, incluindo a capacidade de interpretar o meio em que estamos inseridos e manter um bom funcionamento psicossocial.