GOLDEN HOUR OU HORA DE OURO

A primeira hora de vida do bebê com a sua mãe é um dos momentos mais esperados e é conhecida como Golden Hour ou Hora de Ouro.

É uma chance valiosa de fortalecer vínculos, minimizar os riscos para a saúde do bebê e da mãe e ainda dar o primeiro passo para uma amamentação de sucesso. 

O contato pele a pele entre o recém-nascido saudável e a mãe deve ser iniciado logo após o nascimento, tanto no parto cesárea quanto no vaginal. O bebê é colocado sobre o peito da mãe, no aconchego dos seus braços, sentindo seu cheiro e seu calor. 

Essa proximidade fortalece ainda mais o vínculo que começou na gestação e ajuda o bebê na transição do útero para o mundo aqui de fora – acalma, evita a hipotermia e estabiliza sua respiração e seus batimentos cardíacos. 

A tendência é que o bebê busque o seio materno e este pode ser o momento perfeito para se iniciar a amamentação. Também ocorre a liberação de ocitocina e prolactina pela mãe, hormônios essenciais para a recuperação materna no pós-parto e a produção de leite. 

Vale lembrar que 9 em cada 10 bebês nascem bem e não necessitam de reanimação neonatal, podendo fazer o contato pele a pele. 

Por esse motivo a presença do pediatra na sala de parto, especialmente o neonatologista, é fundamental para avaliar a vitalidade de cada bebê e se há alguma contraindicação para que esse momento tão especial aconteça da melhor forma possível. 

Texto redigido pela Dra Natália Tavares de Freitas, Neonatologista.

Quer saber mais?