Clínica Palandri - Header Isolado
Rua do Retiro, 1688, Jardim Paris, Jundiaí, São Paulo | (11) 4521-8151
osteopatia pediátrica

O QUE É A OSTEOPATIA PARA BEBÊS?

A Osteopatia é uma forma preventiva e curativa de cuidado, por isso em alguns países considerados de “primeiro mundo” já é uma prática comum o bebê ser encaminhado para ser consultado pelo Osteopata logo nos primeiros dias de vida.

A Osteopatia para bebês é uma avaliação global do bebê. Nesta abordagem se considera que todo o corpo do paciente está conectado e necessita de um equilíbrio em seu funcionamento para ter qualidade de vida.

Todo procedimento é feito com as mãos como uma suave massagem para o bebê. Para se ter uma ideia, na primeira consulta são avaliadas todas as articulações da cabeça, pescoço, coluna, braços, pernas, pés, bem como todo o sistema digestivo (estômago, intestino, fígado) e demais sistemas.

O formato da cabeça do bebê é sempre avaliado em detalhes-já que muitos pacientes vem encaminhados com aqueixa de “cabecinha torta”.

Abaixo, seguem alguns dos problemas comumente tratados pelo Osteopata em conjunto com o médico:

•Plagiocefalia (“cabecinha torta”);

•Doença do Refluxo Gastroesofágico;

•Dificuldade de amamentação;

•Disquesia (dor na evacuação);

•Pé torto congênito;

•Torcicolo congênito;

•Pós-operatórios.

Texto redigido pelo Fisioterapeuta Fernando Henrique de Carvalho, Osteopata com formação em Osteopatia Pediátrica

Quer saber mais?

Câncer Infantil: cuidados, sinais de alerta e tratamentos 

O câncer infantil é a segunda causa de morte em crianças e adolescentes no país, e segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que nos próximos três anos (2023 a 2025), cerca de quase oito mil novos casos serão diagnosticados.

Adaptação Escolar: um processo constante, além do retorno às aulas

Com o retorno das aulas, é crucial abordarmos um tema de extrema importância: a adaptação escolar. Este processo não se limita apenas à primeira vez que uma criança frequenta a escola, mas ocorre sempre que ela enfrenta novidades, como mudanças no ensino, novos professores, colegas, ambientes e até mesmo atividades.

Saúde mental e emocional: cuidados que começam na infância

A importância da saúde mental é um tema cada vez mais discutido, seja no contexto familiar, escolar ou no trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental” é definida como o bem-estar em níveis ótimos, incluindo a capacidade de interpretar o meio em que estamos inseridos e manter um bom funcionamento psicossocial.