Clínica Palandri - Header Isolado
Rua do Retiro, 1688, Jardim Paris, Jundiaí, São Paulo | (11) 4521-8151

O QUE É O BOLETIM DE APGAR?

“Qual foi a nota do seu bebê quando ele nasceu?”

Essa nota nada mais é do que o boletim de Apgar e foi criado na década de 1950 pela médica anestesista americana Dra. Virgínia Apgar. 

O Apgar é uma avaliação realizada pela pediatra em todos os nascimentos, ainda na sala de parto, no 1º e 5º minutos de vida do bebê. Quando necessário pode ser repetido até o 20º minuto de vida. 

São avaliados 5 itens, sendo que cada um recebe as notas 0, 1 ou 2, a depender da vitalidade do recém-nascido: 

  1. Batimentos cardíacos
  2. Respiração
  3. Tônus da musculatura
  4. Presença de reflexos 
  5. Coloração da pele 

Esse teste nos mostra principalmente como foi a adaptação desse recém-nascido à vida fora do útero da mãe. Caso o bebê precise de cuidados especiais em sala de parto é uma forma de avaliar a sua resposta às manobras realizadas durante o atendimento pelo pediatra. 

A nota pode variar de 0 a 10 e tanto melhor quanto maior ela for. Ela fica registrada no cartão do recém-nascido, entregue aos pais no momento da alta da maternidade.

Texto redigido pela Dra Natália Tavares de Freitas, Neonatologista.

Quer saber mais?

Câncer Infantil: cuidados, sinais de alerta e tratamentos 

O câncer infantil é a segunda causa de morte em crianças e adolescentes no país, e segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que nos próximos três anos (2023 a 2025), cerca de quase oito mil novos casos serão diagnosticados.

Adaptação Escolar: um processo constante, além do retorno às aulas

Com o retorno das aulas, é crucial abordarmos um tema de extrema importância: a adaptação escolar. Este processo não se limita apenas à primeira vez que uma criança frequenta a escola, mas ocorre sempre que ela enfrenta novidades, como mudanças no ensino, novos professores, colegas, ambientes e até mesmo atividades.

Saúde mental e emocional: cuidados que começam na infância

A importância da saúde mental é um tema cada vez mais discutido, seja no contexto familiar, escolar ou no trabalho. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde mental” é definida como o bem-estar em níveis ótimos, incluindo a capacidade de interpretar o meio em que estamos inseridos e manter um bom funcionamento psicossocial.